Adm financeira
1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Administrar um negócio, seja um modesto empreendimento, projeto ou uma grande sociedade anônima, envolve muitas funções diferentes. A função principal é finanças. Finanças faz com tudo aconteça; é o que dirige todo o resto. Sem capital que atenda às necessidades da empresa, seja para financiar seu crescimento ou para atender às operações do dia-a-dia, não podemos desenvolver e testar novos produtos, criar campanhas de marketing, investir em gestão ambiental, e outros.
O papel do gestor financeiro é assegurar que esse capital esteja disponível nos montantes adequados, no momento certo e ao menor custo. Se isso não ocorrer, a empresa não sobreviverá. A área de finanças está muito mais complexa e avançada atualmente. Os mercados financeiros estão voláteis; as taxas de juros podem subir ou cair, num período de tempo curto. Essas mudanças afetam nossas decisões financeiras, exemplo: financiar projetos quando os juros estão a 14% é muito diferente de quando estão a 7%.
As decisões financeiras, entretanto, não devem ser tomadas isoladamente. O pessoal de finanças precisa trabalhar em conjunto com o pessoal de outras áreas. Deve não somente “digerir números”, mas também assimilar custos de produtos, forma de comercializa-los, entender o dilema entre margem e volume de vendas, bem como as tendências econômicas e sociais que afetam a empresa.
A área de finanças é ampla e dinâmica. Afeta diretamente a vida de todas as pessoas da organização. Há muitas áreas de estudo e um grande número de oportunidades neste campo.
2. O PAPEL DA ÉTICA NO AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Nos últimos anos, a legitimidade de atos praticados por funcionários de governos, empresários, indivíduos e até líderes religiosos tem recebido muita atenção da mídia. Claramente, esses atos e outros eventos similares têm levantado a questão da ética – padrões de conduto ou juízo moral. Atualmente, a sociedade em geral e