AD2 Intr. Informatica - questao 1

468 palavras 2 páginas
Questao 4.
RAID 0 (Striping)
Os dados são distribuídos pelos HDs de um conjunto RAID. Quanto mais discos fizerem parte do array, mais dados podem ser lidos ou gravados simultaneamente, logo melhor será o desempenho. Não é tolerante a falhas.
Normalmente utilizado em aplicações com grande volume dados, como os de CAD, tratamento de imagens e de vídeos.
RAID 1 (Mirror)
Os dados são espelhados para melhorar a tolerância a falhas. O espelhamento funciona com no mínimo 2 discos, ou sempre com HDs em número par, onde os dados que são gravados em um disco, é copiado exatamente igual para o segundo disco que serve como um “backup”. Caso um dos discos falhe ou seja removido, os dados continuam preservados no outro HD e o sistema pode continuar funcionando normalmente.
Este tipo é normalmente utilizado em servidores de arquivos.

RAID 4

Fraciona os dados para obter alto desempenho e usa paridade para melhorar a tolerância a falhas. Sempre que os dados são escritos no array, as informações são lidas do disco de paridade e um novo dado sobre paridade deve ser escrito para o respectivo disco antes da próxima requisição de escrita ser realizada. Por causa dessas duas operações de I/O, o disco de paridade é o fator limitante do desempenho total do array.
Seu uso é mais indicado em sistemas que priorizam a leitura de dados, ou seja, que realizam muito mais consultas do que gravação.

RAID 5

É semelhante a RAID 4 porque usa striping e os drives (strips) são acessáveis independentemente. A diferença entre RAID 4 e RAID 5 é o local da paridade. Em RAID 4, a paridade é gravada em um drive dedicado, criando um gargalo de gravação para o disco de paridade. Em RAID 5, a paridade é distribuída por todos os discos. A distribuição de paridade em RAID 5 supera o gargalo de gravação.

Bibliografias: http://ehrizo.wordpress.com/2011/09/09/raid-redundant-array-of-independent-drives/ http://www.diegomacedo.com.br/raid-conceito-e-tipos/

Questao 5.

a. FSB
É o

Relacionados