acaf
Etec José Martimiano da Silva
ANÁLISE COMPARATIVA
Filosofia
Análise Comparativa entre teorias de Platão e Aristóteles
Filosofia
Douglas Carmessano
Ana Maria Saraiva, Brenda Gabrielly, Caroline Albuquerque, Maria Victória Reis
Etim
INDICE
1. Diferença
2. Semelhança
3. Influencia
4. Referências Comuns
5. Conclusão
6. Bibliografia
Introdução
Platão afirmava que existem dois mundos: o sensível que é aquele em que nos encontramos e o inteligível que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica.
Já Aristóteles foi discípulo de Platão, mas nunca aceitou essa ideia de dois mundos distintos. Para Aristóteles só havia um mundo: este em que nos encontramos
A Diferença
Platão afirmava que existem dois mundos: o sensível que é aquele em que nos encontramos e o inteligível que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica. Para Platão, só o mundo inteligível é real enquanto que o sensível é transitório e ilusório. Ele explicou isso no famoso mito da Caverna:
"Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Para Aristóteles era diferente, foi discípulo de Platão, mas nunca aceitou essa ideia de dois mundos distintos. Para Aristóteles só havia um mundo: este em que nos encontramos. Se o homem não consegue conhecer algo mais do que os seus sentidos lhe mostram, então é porque esse algo não existe ou, na melhor das hipóteses, não vale a pena ser conhecido e por isso não é nada para nós.
Por isso, o seu pensamento baseia-se apenas no mundo sensível.
A Semelhança