Abortoo

1507 palavras 7 páginas
1 – INTRODUÇÃO

A questão do aborto sempre ocupou lugar de destaque na esfera das polêmicas sociais, que envolvem uma ampla e complexa área que compreende desde a ciência até a religião, passando pela ética, pela política e pelos aspectos jurídicos. É possível remontar as discussões sobre este tema à antiguidade e a toda a história de um modo geral. Um apanhado das preocupações com o aborto através da história mostra que já os hebreus dispunham de artigos em seu código de leis que puniam (em alguns casos até mesmo com a pena de morte), aqueles que provocassem um aborto (MEIRA, 1989).
O que mostra a história, de toda forma, é que, liberado ou proibido, o aborto foi uma prática social constante, aparecendo hoje em dia como um dos mais sérios problemas de saúde pública (MEIRA, 1989).
A gravidez tem um significado simbólico particular para cada mulher. Varia de acordo com a estrutura de personalidade, associada à história de vida pregressa e o momento atual de cada uma. Quando não desejada, a maternidade pode ser opressiva, já que a gestação altera o senso físico da mulher e convida-a a reorganizar vários aspectos de sua identidade, como a relação com o seu corpo, com o pai da criança e seus planos para a vida (BENUTE, 2009).
Um outro estudo remete-se a dados desde o momento em que as mulheres ficam grávidas e afirmam o desejo de aborto, até realizá-lo (BOEMER, 2003).
Os motivos que levam a mulher a interromper a gravidez envolvem aspectos particulares e individuais, de modo geral fundamentadas em questões sociais, econômicas e emocionais, por vezes permeada pela violência doméstica ou sexual (BENUTE, 2009).
Na América Latina são poucos os países que revisaram as severas leis implementadas no século passado, impedindo o aborto provocado. Conseqüentemente, ele ou é realizado clandestinamente em clínicas particulares ou auto-provocado, via de regra em condições precárias. Em quatro países, Colômbia, Haiti, Panamá e República Dominicana, o aborto é proibido em

Relacionados

  • Legalização do aborto
    424 palavras | 2 páginas
  • Lindo
    1517 palavras | 7 páginas
  • Direito do trabalho
    5668 palavras | 23 páginas
  • Aborto
    6077 palavras | 25 páginas