Abordagem comportamental
O curso de gestão de recursos humanos tem por finalidade, gerir, e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.
O comportamento humano é constantemente observado, avaliado e aproveitado de acordo com as necessidades da empresa. É impossível falar de Recursos Humanos e não interligar ao comportamento humano, mas precisamente no comportamento organizacional.
A abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis para aos problemas organizacionais.
É com a abordagem comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para a
Preocupação com os processos e com a dinâmica organizacional, isto é, com o comportamento organizacional. Aqui ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas, mas dentro de um contexto organizacional.
Comportamento Organizacional: é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental se fundamenta no comportamento individual das pessoas. Para