67oleoquimica

1429 palavras 6 páginas
OLEOQUÍMICA: RECICLAGEM DE ÓLEO DE SOJA USADO PARA PRODUÇÃO DE RESINAS
ALQUÍDICAS

Adriana Ferreira Santana
Tiago Tolone Craveiro de Oliveira
Orientador (a): Silvia Helena Fernandes
E-mail: adriana-fs@hotmail.com.
Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas / São Paulo – SP, Brasil.
INTRODUÇÃO

De todos os óleos vegetais existentes, o óleo de soja está entre os mais utilizados, devido ao seu baixo custo e alta eficiência em diversos tipos de indústrias, com destaque para fins alimentícios. No ano de 2008, segundo informações da ABIOVE – Associação Brasileira das
Indústrias de Óleos Vegetais – 73,3% da disponibilidade de óleos vegetais e gorduras no Brasil correspondiam ao óleo de soja e, ainda assim, apesar da produção de 6.258.000 toneladas fizeram-se necessárias a importação de 90.000 toneladas para suprir totalmente as necessidades dos brasileiros.

Deste

modo

o

consumo

foi

impulsionado

nas

últimas

décadas

e,

consequentemente, os impactos ambientais relacionados ao descarte incorreto em pias, lugares que desembocam na rede de esgotos e até mesmo no solo se tornaram cada vez mais presentes.
A fim de sanar tais problemas, diversas organizações não-governamentais tomaram a iniciativa de conscientizar a população e recolher o óleo usado nas residências para posterior produção de sabões e sabonetes e, recentemente, biodiesel. No entanto, a estrutura química das principais moléculas constituintes dos óleos vegetais, os triacilgliceróis (moléculas de propan1,2,3-triol ligadas à três moléculas de ácidos graxos), permitem a realização de diversas sínteses a partir de reações controladas, como por exemplo, a modificação de resinas alquídicas, que são de grande importância para a indústria de revestimentos orgânicos e são responsáveis por mais da metade das formulações de tintas e vernizes em todo o mundo.
MÉTODOS E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Resinas Alquídicas

Segundo Fazenda (2009), a síntese de resinas alquídicas se dá através da poliesterificação de um poliálcool

Relacionados