447589661154455

3434 palavras 14 páginas
Clube da eletrônica

Automação e Controle

Parte 06 - Técnicas de programação (máquina de estados)
MÁQUINA DE ESTADOS FINITO

Pode-se definir máquina de estado como sendo um modelo de comportamento de um determinado processo, em nosso caso industrial. Uma máquina de estado é composta por estados, transições e saídas.


Estado → comporta-se como uma memória, ou seja, armazena todas as informações sobre as saídas em um determinado momento.



Transição → é a condição para que ocorra a mudança de um estado para outro.



Saída → descreve a atividade que deve ser realizada num determinado estado.

A máquina de estado é representada por um diagrama bastante simplificado, conhecido como diagrama de transição de estado, que tem como objetivo facilitar o entendimento de qualquer pessoa interessada no processo. O objetivo deste material é demonstrar com exemplos como a máquina de estado reproduz fielmente todas as etapas idealizadas pelo projetista.
Sistema seqüencial simples – controle de tráfego (Resolvido)
Para que um programa faça o que você quer, você deve dizer o que ele deve fazer, sem omitir qualquer passo. Para explicar a máquina de estado primeiramente faremos um sistema lógico simples e conhecido por todos, trata-se de um controle de trafego. A figura abaixo ilustra a idéia proposta.

Automação e controle – Autor: Clodoaldo Silva – Revisão: 11jun2011.

47

Clube da eletrônica

Automação e Controle

Descrição de funcionamento
O semáforo terá início quando um botão (BL) tipo “push button” for acionado, dar-se-à então início ao ciclo.
O tempo (T) ficará a critério do operador e o sistema poderá ser desligado em qualquer momento através de um botão (BD), também push button.
Definição de entradas e saídas (I/O)
Entradas e saídas (E/S) ou input/output (I/O) são termos comuns na automação, isso porque, em todo sistema há necessidade da inserção de informações (I), que devem se processadas através de uma
unidade

Relacionados