41702 FM Desafio1

1419 palavras 6 páginas
João Cassiano
ADEM – Área Departamental de Engenharia Mecânica
ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Rua Conselheiro Emídio Navarro, 1
1959-007 Lisboa
Portugal

RCA – Root Cause Analysis

1. Introdução
A manutenção industrial é uma área que tem demonstrado, ao longo dos tempos, ter um grande peso no que toca ao desempenho económico das empresas.
Nesta área, onde se procura a todo o custo eliminar a reincidência de falhas e o tipo de manutenção “apaga fogos”, existe uma grande necessidade de procura pelas causas “obscuras” que dão origem a determinados comportamentos indesejados nas máquinas.
Com a realização deste trabalho pretendo, numa primeira fase apresentar um método que tem vindo a demonstrar ser cada vez mais imprescindível para a manutenção industrial: A análise de causa raiz (RCA).
De seguida irei apresentar e explicar passo a passo toda a metodologia necessária a uma aplicação bem-sucedida deste método em meio industrial.

2. RCA- O que é?
A análise da causa raiz (RCA) é um processo de investigação utilizado pelos responsáveis da manutenção e tem como objetivo a determinação da verdadeira origem de eventos adversos ao funcionamento normal de um equipamento.
O principal objetivo deste método é evitar que o problema se repita no futuro e para isso não basta atuar corretivamente sobre as falhas mas sim questionar e realizar uma sondagem de forma a compreender qual a causa que está na origem das mesmas (causa raiz).

Este método não é utilizado apenas na área da manutenção mas sim em qualquer área onde se pretenda chegar ao “coração do problema” de modo a soluciona-lo e evitar a sua ocorrência no futuro.
Podemos então, através desta breve introdução, deduzir o universo de vantagens associadas á utilização deste processo na manutenção industrial. Numa empresa em que este não seja utilizado a manutenção de todo o equipamento industrial irá basear-se na correção de sintomas no momento em que estes se dão (manutenção reativa). Deste modo a equipa

Relacionados