3
Ansel Adams
Nascido em 1902, foi um grande fotógrafo do século XX e é considerado uma figura visionária na fotografia, além de um artista ativista, que desenvolvia, através da fotografia em preto e branco, um apelo para causa ambiental e o equilíbrio do homem com a natureza. Ele defendia a ideia de que um fotógrafo deve conhecer as técnicas, mas não se limitar a elas, desenvolvendo, assim, o máximo de sua criatividade e fugindo da automação. Uma de suas famosas frases é “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”.
Paisagens majestosas são o assunto principal das fotos de Ansel Adams.
Yousuf Karsh
Yousuf Karsh em “Self”
A vida de Karsh começou em meio a guerra, em Mardin, uma cidade ao leste do Império Otomano, atual Turquia. Cresceu testemunhando a fome, as atrocidades e deportações constantes por parte das autoridades sobre a minoria armênia, na época chamada de “homens doentes da Europa”. Após a irmã morrer de fome, fugiu com a família para a Síria a fim de escapar da perseguição. Dois anos depois, seus pais conseguiram o enviar para o Canadá para viver com seu tio, George Nakash, um fotógrafo de Quebec. Karsh contava que foi o mais animado passageiro do navio que o levou à nova e promissora terra, onde, como refugiado, frequentou a escola e estudou fotografia.
Para muitos, ver o portfólio de Yousuf Karsh (1908 – 2002) é como ter acesso a um importante pedaço da história da humanidade sob um ponto de vista íntimo — como se a face dos retratados representasse, em um só tempo, aquilo que escondem e aquilo que os torna célebres. Considerado um dos mestres da fotografia do século 20, e provavelmente um dos principais retratistas do século, é autor de icônicas imagens de músicos, artistas, cientistas e outras personalidades importantes, de Albert Einstein à Rainha Elisabeth.
Certa vez, o jornalista