2 ano testes Renascimento
testes Renascimento 18
1.Leonardo da Vinci foi, além de artista, um dos teóricos de arte do Renascimento italiano. Em seu TRATADO DE PINTURA escreve que a beleza consiste numa gradação de sombra - "Demasiada luz é agressiva; demasiada sombra impede-se que se veja" - e, mais à frente, define a pintura como imitação de "todos os produtos visíveis da natureza (...) todos banhados pela sombra e pela luz." A partir destes fragmentos do TRATADO DE PINTURA, pode-se concluir que a concepção artística do Renascimento pressupõe
a) um trabalho desenvolvido pelo artista dentro de ateliês, considerando que o controle da iluminação se torna fundamental.
b) uma associação entre estética e luz, entendendo a luz, em uma perspectiva teocêntrica, como a presença de Deus no mundo.
c) a separação entre o desenho, a representação do movimento, os limites da figura e o fundo ou a atmosfera.
d) um ideal de equilíbrio, expresso pela noção de distribuição simétrica de volumes e cores na superfície pintada.
e) a liberdade do artista no momento de realização de seu trabalho, exprimindo suas paixões e seus sentimentos mais exaltados.
2.Davi, de Michelangelo, é expressão do(a)
a) junção da tradição bíblica com a herança greco-romana.
b) repúdio renascentista em relação às figuras da Bíblia.
c) visão teocêntrica dos humanistas racionalistas.
d) crise da cultura antropocêntrica e naturalista.
e) desconhecimento da arte clássica.
3. "(...) a teoria das proporções alcançou um prestígio inaudito na Renascença. As proporções do corpo humano eram louvadas como uma realização visual da harmonia musical, foram reduzidas a princípios aritméticos e geométricos gerais". Erwin Panofsky. "Significado nas artes visuais". São Paulo, Perspectiva, 1976. p. 131. No texto acima, o autor aponta para algumas mudanças introduzidas pelo Renascimento, no campo das artes visuais, que podem ser identificadas com
a) a influência dos trovadores medievais e a busca de uma musicalidade