16.723.908

805 palavras 4 páginas
A sociologia em Durkheim
Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?
R: Para Durkheim, a sociologia não deveria ficar limitada somente na explicação da sociedade, mas também, em encontrar soluções para a vida social. Tendo como objetivo máximo, promover a harmonia da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades.
Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
R: O indivíduo prova o fato social como uma realidade independente e preexistente. Sendo três as características básicas que caracterizam os fatos sociais: a coerção social, que é evidenciada pelas sanções legais e espontâneas e a educação formal e informal; a atuação independente da vontade e a generalidade, que tem como natureza dos fatos os costumes, as crenças e os valores.
Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
R: O cientista social deve deixar de lado as pré- noções, os valores e os sentimentos pessoais em relação ao que está sendo estudado. Sua imparcialidade e isenção afetiva é essencial.

Sociologia alemã: a contribuição de Max Weber
O que é método compreensivo?
R: É a procura da compreensão interpretativa da ação social, para que, por meio dela, seja alcançada uma explicação causal de seu desenvolvimento e consequências.
De que maneira o protestantismo, segundo Weber, gera condutas adequadas ao capitalismo?
R: Segundo Weber, o protestantismo possui valores específicos que agiu de forma real sobre os indivíduos. Nas famílias protestantes, os pais educavam os filhos para que procurassem atividades que visassem os lucros. Toda essa forma de criação ajudou na formação da mentalidade capitalista. Sendo assim, o protestantismo foi um grande alicerce para a formação da sociedade capitalista, pois, inseriu a ideia que trabalhar e ganhar dinheiro não é pecado.
Que diferença Weber estabelece entre as atitudes e as visões de mundo de católicos e protestantes?
R: Os

Relacionados