1233215879415222666

1123 palavras 5 páginas
Instrumentos da Política Monetária

São instrumentos utilizados pelo o Banco Central com a responsabilidade de conduzir a política monetária.

Os instrumentos da política monetária são visto como um conjunto de ações que autoridades econômicas usam para controlar a oferta da moeda e a taxa de juros.

Cabe ao Banco Central, emitir moedas, ser o guardião das reservas bancárias, promover empréstimos de liquidez aos bancos comerciais, realizar operações de mercado aberto e o fazer o controle seletivo de crédito.
Os instrumentos de Política Monetária são:

Recolhimento compulsório Redesconto bancário

Operações com títulos públicos Controle e seleção de crédito

Persuasão moral

Demanda e oferta da moeda[editar código-fonte]

A demanda por moeda consiste na demanda total por dinheiro para dois diferentes usos:
Moeda como ativo.
Moeda para transações.

A demanda por moeda como um ativo decresce com o aumento da taxa de juros. Isso acontece porque quanto maior a taxa de juros, maior é o custo de oportunidade de ter dinheiro líquido em mãos, já que o mesmo poderia estar depositado em alguma instituição financeira ou investido em obrigações do tesouro onde o rendimento dos juros estimularia o indivíduo a investi-lo.

A demanda por moeda para transações como compra e venda de produtos e serviços é completamente independente da taxa de juros. A oferta de moeda também é independente da taxa de juros e é controlada pelo banco central.

Política monetária expansiva e contracionista[editar código-fonte]

Existem dois principais tipos de política monetária a serem adotados pelo governo; a política rigorosa e a política flexível.

A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado. Essa política é adotada em épocas de recessão visando aumentar a

Relacionados