118382800329

1064 palavras 5 páginas
PLANEJAMENTO DO CANTEIRO DE OBRAS

RESUMO

Um dos problemas mais comum é não haver, por exemplo, uma integração do planejamento do canteiro obras com as outras áreas da empresa. É chegar materiais no canteiro de obras e não ter um local adequado para estocá-lo, obrigando a descarregar o produto em um local que ofereça risco a acidentes ou perdas dos mesmos. É muito importante ter uma organização, pois com isso impede a ociosidade de equipamentos e mão-de-obra, diminui tempo de deslocamento, racionaliza as atividades, impede operações semelhantes em locais espaçados, etc. Portanto deve haver um planejamento, pois nele interferem diversos profissionais e apresenta uma série de etapas, como estudos de viabilidade de implantação, estudos locacionais, elaboração de projetos das instalações, compra de equipamentos e materiais necessários à execução do projeto, construção e montagem das instalações.

Palavras-Chaves: Canteiro de Obras, Planejamento, Organização.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com a NR18, o Canteiro de Obras é uma área fixa ou temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra (FERREIRA, FRANCO, 1998).

Segundo Souza (2000), o canteiro de obras é como uma fábrica e seu produto final é o edifício. Como é considerada uma fábrica, então o canteiro deve ser examinado pelos processos de produção do edifício, e também como o espaço onde as pessoas envolvidas na produção estarão vivendo seu dia-a-dia de trabalho.

Deve existir, o planejamento desse canteiro não só no início da obra, mas durante todo o processo de produção. Pois só desta maneira, conseguiremos alcançar nosso objetivo, que é construir edificações com segurança e qualidade.

2. PLANEJAMENTO

O planejamento de qualquer construção consiste na organização para a execução, e também é necessário ter o orçamento e a programação da obra. O orçamento ajuda para compreendermos as questões econômicas e a programação esta relacionada com a distribuição das

Relacionados