114489530302

32129 palavras 129 páginas
1 Introdução A analise de medicamentos é realizada rotineiramente pelos laboratórios da industria farmacêutica, por ser de grande importância para garantir a qualidade do produto e para maior segurança aos usuários destes medicamentos. A importância do controle de qualidade de medicamentos pode ser evidenciada se pensarmos que nossas própria vidas dependem deles. Um dos principais objetivos do controle de qualidade de medicamentos está na obtenção de medicamentos cada vez mais seguros, estáveis e menos tóxicos. O controle de qualidade de medicamentos não é um processo estático, mas sim um processo em constante evolução e aprimoramento. Para se fazer um controle de qualidade eficiente é necessário ser desenvolvido um sistema analítico que torne possível a vigilância dos medicamentos. O objetivo deste trabalho é apresentar noções gerais sobre o controle físico-químico de medicamentos, abordando o conceito de qualidade, legislações vigentes, métodos físico-químicos e instrumentais de análise, estudos de estabilidade entre outros assuntos pertinentes ao controle de qualidade de medicamentos. Desta forma, espero que com este trabalho possa alcançar os meus objetivos de aprendizagem e aprimoramento.

2 Conceito de Qualidade “A totalidade de características de uma entidade (produto, serviço, processo, atividade, organização, etc.) que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas”. (ISSO 8402/1994 – 9004 versão 2000)

“Qualidade é a composição total das características de marketing, engenharia, produção e manutenção de um produto ou serviço, através das quais o mesmo produto ou serviço, em uso, atenderá as expectativas do cliente”.
(FEINGENBAUM 1961)

“Conformidade com as exigências do consumidor”.
(CRSBY 1979)

“Qualidade é qualquer coisa que os clientes afirmam ser, e a qualidade de um produto ou serviço, em particular, é qualquer coisa que o cliente perceba como tal”.

Relacionados