094647600477

997 palavras 4 páginas
A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS.
1. Qual o objetivo do texto?
O objetivo do texto é através da investigação do processo de implementação de inclusão de alunos surdos, analisar sua transitoriedade em constante transformação e todo o processo que nos remete a esta inclusão, levando em consideração a opinião de alunos surdos que estavam inseridos em salas de aula regulares.
2. O que o texto propõe pelo trecho “ tratar sobre inclusão significa ir além do ingresso de alunos diferentes na escola “ ?
Significa ter uma dimensão maior na visão desta adaptação, em especial sobre a percepção dos professores envolvidos neste processo, de modo que possam proporcionar o direito da pessoa incluída o exercício da cidadania e a capacidade de se tornar crítico de acordo com a sua própria realidade.
3. Onde a pesquisa descrita no texto foi realizada? Qual seu objetivo?
O estudo foi realizado em três escolas da rede pública regular de ensino, sendo duas do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, localizadas na cidade de João Pessoa –PB, onde haviam alunos surdos incluídos.
O objetivo da pesquisa foi investigar o processo de inclusão de alunos surdos.
4. Explique o termo integração.
Esse termo era designado para representar o processo educacional dos alunos especiais em escolas comuns, juntos com os “ normais “. Entendendo a integração como a ampliação da participação do sujeito nas situações comuns e a possibilidade do exercício da cidadania
5. Aponte algumas iniciativas no sentido de atender a um dos critérios fundamentais para haver o desenvolvimento pedagógico adequado das pessoas surdas em âmbito nacional.
As políticas públicas tem um posicionamento totalmente favorável a essa
1

inclusão, concentrando ações para possibilitar a todos independente de suas necessidades e peculiaridades o ingresso a escola regular. Legalmente a própria LDB ( Lei 9394/1996), em seu capítulo V, artigo 58, que prevê serviço de apoio especializado e

Relacionados