04 Mucosite
O que é?
A mucosite é uma inflamação da mucosa de revestimento do tubo digestivo, da parte interna da boca e da garganta que pode levar a úlceras dolorosas e feridas nessas regiões causada por um efeito citotóxico direto dos agentes de quimioterapia ou pela radioterapia, duas modalidades terapêuticas vulgarmente usadas no tratamento das doenças malignas (cancros, leucemias e doenças afins). É uma complicação frequente do tratamento das doenças malignas. Estima-se que, em termos gerais, 40% dos doentes que recebem quimioterapia convencional e 76% dos doentes tratados com transplantes de medula óssea desenvolvem mucosite significativa, com acentuada morbilidade. O tratamento oncológico, como qualquer outro tratamento, apresenta efeitos colaterais. Em alguns esquemas de quimioterapia e na radioterapia de cabeça e pescoço, os pacientes poderão apresentar lesões na cavidade bucal, mucosite.
A mucosite oral é uma das complicações mais comuns e dolorosas induzidas pela radioterapia e/ou quimioterapia, sendo observada com muita frequência nos pacientes submetidos à quimioterapia em altas doses, ao transplante de medula óssea e à radioterapia na região de cabeça e pescoço. Dependendo do tumor, quimioterapia e radioterapia podem ser utilizadas de forma exclusiva ou combinadas e, dependendo da abordagem terapêutica, um aumento na incidência da mucosite poderá ser observado.
A mucosite pode apresentar variados graus de manifestação, desde apenas um esbranquiçamento da mucosa geralmente indolor, até úlceras grandes e coalescentes que normalmente impedem a ingestão de alimentos e líquidos, dificultam a fala e deglutição e causam grande impacto na qualidade de vida do paciente durante o tratamento.
Quanto ao grau:
- Grau 0 sem alterações
- Grau 1 Sensibilidade e eritema
- Grau 2 Eritema extenso e doloroso, podendo ter até mesmo edemas , úlcera indolor, que pode favorecer o surgimento de outras infecções, o paciente pode deglutir alimentos sólidos
- Grau 3 Eritema,