0115580 06 CAP 02 1

9825 palavras 40 páginas
2
Solo grampeado

Neste capítulo apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre a técnica de grampeamento de solos. Procura-se abordar aspectos importantes da técnica, tais como, execução do grampeamento, tipos de grampos existentes, comportamento mecânico do grampo, modelos de análise e métodos de projeto, vantagens e limitações da técnica de grampeamento, além de comparações entre diferentes técnicas de estabilização.
O capítulo também apresenta uma breve revisão sobre as correlações empíricas para estimativa da resistência ao arrancamento de grampo em função
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0115580/CA

de diversos fatores, tais como, tipo de solo, valor de SPT e parâmetros de resistência ao cisalhamento. Relata também o desenvolvimento das pesquisas em solo grampeado no Brasil.

2.1.
Descrição da técnica
O solo grampeado ou solo pregado (“soil nailing”, em inglês ou “sol cloué”, em francês) é uma técnica em que o reforço do maciço é obtido por meio da inclusão de elementos, como grampos ou pregos (“nails”, em inglês; “clou”, em francês), resistentes à tensões de tração, esforços cortantes e momentos de flexão. Os elementos de reforço são muito semelhantes às ancoragens, porém sem pré-tensão ou trecho livre.
Os grampos podem ser introduzidos no maciço por cravação direta de elementos metálicos (grampo cravado) ou por meio de pré-furo, seguido pela introdução da barra metálica e preenchimento do furo por nata ou argamassa de cimento (grampo injetado).
Muros de solo grampeado têm sido empregados tanto em taludes naturais, ou previamente escavados, quanto em escavações, nos quais as condições de estabilidade não são satisfatórias. No caso de cortes, o solo natural adjacente à escavação é reforçado de modo a manter-se sem suporte a profundidades que exigiriam, normalmente, a instalação de cortinas de estacas ou paredes moldadas, ancoradas ou escoradas.

2 Solo grampeado

31

O solo grampeado é, portanto, uma técnica recomendada para a contenção de escavações e

Relacionados