----

3033 palavras 13 páginas
Filo Chordata ou Cordados: PEIXES: - Animais vertebradoss aquáticos com brânquias, membros, se presentes, na forma de nadadeiras, e normalmente com escamas de origem dérmica no tegumento. - Os peixes não compõem um grupo monofilético, já que eles não possuem um ancestral comum exclusivo.

- Os primeiros organismos que podem ser classificados como peixes eram cordados de corpo mole que apareceram pela primeira vez durante o período Cambriano. - Os peixes apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas. - A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.

Reprodução
Grande parte das espécies de peixes possui reprodução ovulípara (as fêmeas não protegem os ovos) e fecundação externa. As fêmeas costumam depositar os óvulos em locais de águas calmas ou, até mesmo, constroem ninhos.
A reprodução tem início, geralmente, quando o macho deposita espermatozóides na água, possibilitando a fecundação dos óvulos.

Curiosidade: Os ovos de peixes são liberados em grande número, porém a taxa de mortalidade é muito alta. Estes ovos apresentam quantidade moderada de reserva nutricional.

Classificação
Existem duas classes de peixes: a classe dos condrictes (do grego khondros: 'cartilagem'; e ichthyes: 'peixe'), ou peixes cartilaginosos, e a classe dos osteíctes (do grego osteon: 'osso'), ou peixes ósseos. Os peixes ósseos são os mais abundantes em número de espécies conhecidas, representando cerca de 95% do total dessas espécies. Existem várias diferenças entre os peixes cartilaginosos e os ósseos. - Ósseos: é a grande parte dos peixes, possuem ossos e sistema esquelético. Fazem parte desta categoria a sardinha, a garoupa, o bacalhau, o atum.
-

Relacionados