ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤdepresãoㅤㅤㅤㅤㅤ | via Tumblr

1079 palavras 5 páginas
Questão 1 (Descritor: Associar os modos verbais ao emprego de tempos verbais específicos.)
Assunto: Flexões verbais e concordância.
Copie a fábula a seguir, empregando os verbos indicados no modo indicativo e nos tempos solicitados. Faça a concordância do verbo em número e em pessoa com o sujeito, de acordo com o contexto.
O garoto do “Olha o lobo”
Um pastorzinho, que (cuidar — pretérito imperfeito) de seu rebanho perto de um povoado, (gostar — pretérito imperfeito) de se distrair de vez em quando gritando:
— Olha o lobo! Socorro! Olha o lobo!
(Dar — pretérito perfeito) certo uma, duas ou três vezes. Todos os habitantes do povoado (vir — pretérito imperfeito) correndo ajudar o pastorzinho e só (encontrar — pretérito imperfeito) risadas diante de tanto esforço. Um dia, (aparecer — pretérito perfeito) um lobo em carne e osso. O menino (gritar — pretérito perfeito) desesperado, mas os vizinhos (achar — pretérito perfeito) que (ser — pretérito imperfeito) só brincadeira e nem (prestar — pretérito perfeito) atenção. O lobo (poder — pretérito perfeito) devorar todas as ovelhas sem ser perturbado.

Moral: Os mentirosos (poder — presente) falar a verdade que ninguém (acreditar — presente). (Fábulas de Esopo. São Paulo: Cia. das Letrinhas. 1994. p. 88.)

As questões 2 e 3 referem-se ao período (frase que possui uma ou mais orações) descrito a seguir.
Leia-o e observe-o com atenção. "Se caminhar fizesse bem, o carteiro seria IMORTAL."
Fonte: http://www.belasmensagens.com.br/frases-engracadas.php - 28/10/2009 - adaptado.

QUESTÃO 2 (Descritor: Identificar a atitude comunicativa do falante nos modos indicativo e subjuntivo.)
Assunto: Flexão verbal e Classificação do tempo verbal.

Por modo subjuntivo constituir um termo verbal que não expressa certeza e sim uma dúvida (algo que pode acontecer), identificamos, no período acima, conjugação na terceira pessoa do singular, no pretérito imperfeito do subjuntivo, o verbo:

QUESTÃO 3

Relacionados

  • ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤdepresãoㅤㅤㅤㅤㅤ | via Tumblr
    1413 palavras | 6 páginas