“O Enigma de Kasper Houser” Resenha Crítica

509 palavras 3 páginas
O objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre o tema “linguagem”.
É de extrema importância que, como estudantes de um curso superior voltado à Comunicação Social, estejamos habilitados à discutir o assunto com segurança e entendimento. Desta forma, o longa-metragem de Werner Herzog , “O Enigma de Kasper Houser”, 1974, promove uma interessante discussão sobre a aquisição da linguagem pelo ser humano.
Baseado em fatos, o filme relata a história do jovem Kasper Houser, encontrado em meados do século XIX em uma praça na cidade de Nuremberg, na Alemanha. Abandonado, Kasper era incapaz de se comunicar e possuía quase nenhuma função motora. Aqueles que o encontraram vieram a compreender, via uma carta deixada com Kasper em seu abandono, que o jovem fora, durante toda a infância e parte da adolescência, mantido em um cômodo fechado, sem contato com o mundo exterior e portanto, sem convívio social.
Ao longo do filme, Kasper passa de um lar adotivo à outro. Aos poucos, ele aprende a falar, ler e escrever, bem como andar e inclusive a tocar piano. Seu caso desperta o interesse de vários estudiosos que vão ao seu encontro em busca de compreender o modo como funcionava seu cérebro. Muitas vezes, o filme propõe questões sobre linguagem em relação ao pensamento. Durante o tempo encarcerado, o quê Kasper pensava, se não sabia falar? Como jamais havia visto um determinado objeto, seu nome, ou seja, a sequência de sons que o denomina, estava desprovida de significado para ele. Por jamais ter visto o mundo fora de seu quarto, o jovem não tinha uso aos signos inventados pela sociedade.
Sabe-se que o caso de Kasper Houser, ainda que nos pareça peculiar, não é único. Mais de 30 anos depois, o mundo conheceu Genie, uma jovem com o caso extraordina-riamente parecido com o do alemão. Ela também havia sido mantida em um cômodo fechado e privada do contato humano. Assim como Kasper, Genie foi acompanhada por cientistas e provou que existe a aquisição da linguagem, mesmo que

Relacionados

  • Teeteto e Kaspar Houser
    3181 palavras | 13 páginas