“A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores eintérpretes sobre esta experiência”

641 palavras 3 páginas
Introdução
O artigo “A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência”, nos dá um parâmetro sobre a importância da inclusão de pessoas surdas em escolas regulares com a presença de intérpretes, através de uma análise feita com os alunos, professores e os intérpretes.

Surdez, linguagem e inclusão escolar.
Pudemos observar a partir de estudos feitos, que as pessoas surdas têm grandes dificuldades para entrar em contato com a língua do grupo social no qual estão inseridos, acarretando assim a esses indivíduos a baixa auto-estima. Algumas estratégias metodológicas de ensino foram utilizadas para amenizar este déficit, como o bilinguismo, tomando como sua principal língua a de sinais e só depois a majoritária. A partir da década de 90 muitos países assumiram a inclusão como tarefa fundamental, muitos estudiosos afirmam que todos os alunos deveriam cursar uma classe regular próxima a sua casa e com assistência para crianças deficientes, pois dessa forma teríamos uma qualidade de ensino melhor. Antia e Stinson (1999) após assumirem a tarefa de confrontar estudos sobre a inclusão defendem que alunos surdos e ouvintes, professores e especialistas, devem trabalhar em conjunto com atividades para sanar as necessidades dos alunos, com a participação da comunidade.

Refletindo sobre aspectos da inclusão no Brasil
O movimento educação inclusiva defende uma escola sem preconceitos e almeja que ela possa criar um método para cada criança obter um resultado satisfatório em sua vida acadêmica. Botelho (1998) e Lacerda (2000) acreditam que os alunos surdos estão em desvantagem por não compartilharem a mesma forma linguística de seus colegas e professores, Laplane (2004) por sua vez, acredita que valores e princípios da educação inclusiva não podem ocultar problemas que a mesma impõe. A pesquisa feita aos professores foi satisfatória, pois os mesmos informaram que não tiveram

Relacionados

  • Aula de LIBRAS te rica
    7628 palavras | 31 páginas