“A DESCOBERTA DA LEITURA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS”.

1579 palavras 7 páginas
“A DESCOBERTA DA LEITURA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS”.

Ohana Daniel Matias da Silva1

RESUMO

Neste artigo tem como a finalidade trazer a temática sobre as metodologias de ensino no processo da leitura dos alunos surdos, sendo que esta abordagem é um tema polêmico, dentro da área da inclusão, pois o surdo sente muita dificuldade na L2 (Língua Portuguesa). O artigo teve como o objetivo estimular a leitura dos mesmos através de métodos, técnicas com a interligação da sua língua materna L1 (Libras), com a proposta bilíngue. Fazendo-se as leituras preliminares. Conclui-se a presente pesquisa, foi de tamanha relevância na contribuição do meu conhecimento acadêmico, favorecendo a importância da leitura do aluno surdo. Através desses autores, possa fazer a construção de um suporte teórico para as discussões sobre as intervenções pedagógicas no meio escolar.

PALAVRA CHAVE: Leitura, Alunos Surdos, Inclusão e Metodologias.

INTRODUÇÃO

Considerando que o presente artigo, estimula a todos aqueles que, envolvidos no processo de alfabetização a construir um trabalho de evolução da leitura e escrita por meio de atividades lúdicas, que bem orientado, tornará um importante instrumento pedagógico no processo de desenvolvimento psicomotricidade no contexto escolar. Como sabemos, as crianças têm um poder infinito de transformação, a imaginação das crianças é sem fim. Por isso é muito importante observá-las em seu aprendizado, cada descoberta feita, despertar a possibilidade de vencer novos desafios. Isso acontece com todas as brincadeiras e jogos que as crianças surdas desenvolvem no seu dia a dia.
Nas escolas como em todo, na aprendizagem há setores responsáveis pelo fracasso escolar na construção das habilidades na elaboração da aplicação de leitura e da escrita, tem demonstrado preocupação por parte de educadores, pesquisadores e pais. Os significados: os gestos, as brincadeiras, a pintura, esculturas, a literatura,

Relacionados