“Topos e Cronotopos – Possibilidades Performáticas de re-criação do espaço escolar”

487 palavras 2 páginas
“Topos e Cronotopos – Possibilidades Performáticas de re-criação do espaço escolar”
1 - Resumo: Através dos conceitos de “Topos” (Renato Cohen) e “Cronotopos” (Bakhtin) re-construir o espaço escolar dentro do seu próprio espaço físico, proporcionando ao aluno-jogador uma vivência extra-escolar dentro do próprio espaço, permitindo ao mesmo uma vivência dinâmica dentro de uma arquitetura, física e sistêmica, limitada aos seus portões e corredores que muito se assemelham as arquiteturas dos prédios de presídios. Possibilitando criar um outro “Topos” e até mesmo um “Cronotopos” o aluno tem a oportunidade de transformar o espaço do cotidiano no espaço do lúdico, através de uma vivência estética, alcançando assim uma liberdade criativa maior dentro das linguagens artísticas.
2 - Problematização O que é o espaço escolar? Como este delimita as possibilidades criativas do aluno-jogador? Porque a arquitetura do espaço escolar se assemelha a arquitetura dos prédios de presídios? Como isso influi na criação artística do aluno? Quais são as possibilidades de vivência estética nesse espaço? Quais as possibilidades de criar um “Topos” e mesmo um “Cronotopos” dentro dessa arquitetura? Quais os benefícios para o aluno-jogador ao vivenciar uma experiência de “recriação” do espaço do cotidiano transformando-o em “Topo” ou “Cronotopos”? Quais as relações corporais do aluno-jogador antes da experiência e depois da experiência para com o espaço?
3 – Objetivos
Proporcionar ao aluno-jogador ferramentas para recriação do espaço do seu cotidiano.
Transformar o espaço do cotidiano em espaço do lúdico.
Propiciar ao aluno-jogador uma experiência estética de vivência da linguagem performática.
Aumentar as potencialidades criativas do aluno-jogador através da vivência de criação de “Topos” e “Cronotopos” dentro do espaço cotidiano escolar.
Investigar as possibilidades de transformação do espaço físico e sistêmico escolar no espaço estético e no espaço do lúdico através da criação

Relacionados