“Sobre a Geografia Física, capítulo4: Biogeografia, Natureza, Propósitos e Tendências”, Adler Guilherme Viadana

385 palavras 2 páginas
O capítulo aborda os principais conceitos de Biogeografia, enfatizando a forma que ela é vista e acionada no Brasil. O autor cita os mais importantes pensadores da área e as concepções pelo qual cada um a definem. No decorrer do texto explicam-se as subdivisões existentes na Biogeografia e de que maneira atuam os profissionais de cada uma destas subdivisões. Além disso, é apresentada uma pesquisa realizada por Viadana em relação ao curso da bacia do Rio Corumbataí, onde se confina a bacia hidrográfica do Córrego das Emboabas.
O texto conceitua a Biogeografia como maneira de explicar como ocorreu a distribuição das espécies através do processo evolutivo compreendido pela seleção natural. Esta distribuição leva em conta a interferência do homem, que se mostra como fator importante e com intensa participação já que é um elemento capaz de assegurar a perpetuação das espécies no planeta ou até extingui-las.
O autor coloca a Biogeografia com as mesmas concepções da Geografia. Para ele a Geografia tem como objeto de estudo as interações de fatores físicos, biológicos e humanos. A única diferença entre as duas áreas seria a especificidade que a Biogeografia tem. Esta focaliza o estudo da origem, dispersão, evolução e distribuição das espécies, tendo como base os fatores físicos, biológicos e humanos estudados pela Geografia.
Há a citação de alguns teóricos e suas definições de Biogeografia. Tais definições tem como base a relação distribuição-espaço existente entre as espécies e suas dispersões medidas na escala temporal e espacial. Os teóricos citados são Martonne, Furon, Elhai, Mueller e Troppmair.
O capítulo explica a divisão da Biogeografia em Fitogeografia (aquela que estuda a distribuição das espécies de vegetais) e Zoogeografia (aquela que estuda a distribuição das espécies de animais). É abordado também as subdivisões da Biogeografia e suas respectivas áreas de estudo.
Por fim é apresentada a pesquisa realizada no curso da bacia do Rio Corumbataí, onde se

Relacionados