“REDES - UMA INTRODUÇÃO ÀS DINÂMICAS DA CONECTIVIDADE E DA AUTO-ORGANIZAÇÃO”

31690 palavras 127 páginas
edição | 1 | 2003

uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização

Coordenação: Larissa Costa (WWF-Brasil), Viviane Junqueira (WWF-Brasil),
Cássio Martinho e Jorge Fecuri (WWF-Brasil)
Texto: Cássio Martinho
Edição: Rebeca Kritsch (WWF-Brasil)
Colaboradores: Viviane Amaral (REBEA) e Mônica Borba (REPEA)
Projeto Gráfico: R Fonseca projetos editoriais

WWF - Brasil | www.wwf.org.br
SHIS EQ QL 06/08 Conjunto “E” 2o andar
70620-430 Brasília-DF Brasil fax: 61 364-7474 panda@wwf.org.br www.wwf.org

A publicação deste livro foi possível graças ao apoio do Escritório para América Latina e Caribe da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional - USAID, conforme os termos do acordo número 512-G-00-96-00041. As opiniões expressas pelos autores não refletem necessariamente a opinião da USAID.

Este arquivo é parte integrante do livro
“REDES - UMA INTRODUÇÃO ÀS DINÂMICAS DA
CONECTIVIDADE E DA AUTO-ORGANIZAÇÃO” do WWF-Brasil.

3

Um horizonte de possibilidades
Esta publicação vem sendo pensada há muito tempo. Horas de conversas, encontros, estudos e trocas entre muitas pessoas e redes foram fundamentais para a proposição de um guia como este.
Foi também por conta de muita criatividade e idealismo que as próprias redes saíram do papel para existir no mundo e ajudar a transformar as relações sociais, as formas de aprender, de trabalhar e de atuar sobre a realidade.
Tudo isso faz parte de uma aposta: é possível construir formas de organização social inovadoras, baseadas em princípios democráticos, inclusivos, emancipadores e que busquem a sustentabilidade. Desta forma, organizações, pessoas e grupos de todas as partes, do local ao global, podem somar seus talentos, vocações e recursos em torno de objetivos comuns e fortalecer a ação de todos.
Criando conexões abrimos à nossa frente um enorme horizonte de possibilidades. Podem ser parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores e formas de

Relacionados