“ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL, LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE POTEÇÃO AO IDOSO.”

2980 palavras 12 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
O trabalho em questão foi elaborado a partir da construção do diagnóstico social do município de Delfim Moreira e irá abordar a problemática social local do município /regional e a importância dos indicadores frente à construção das políticas sociais de proteção ao idoso.
Será abordado também os principais indicadores sociais que representam o Índice de Desenvolvimento Social – IDH, bem como a educação, a expectativa de vida, s saúde, relação dos fatores econômicos com trabalho e renda. Será ainda contextualizado a implantação das Políticas Públicas de proteção aos idosos, a partir da Constituição Federal do Brasil., com as principais Leis relacionadas à área, seus princípios e diretrizes. E para finalizar os avanços e possibilidades para os idosos no município em questão e no Brasil.

DESENVOLVIMENTO O município de Delfim Moreira é uma microrregião de Itajubá, no Estado de Minas Gerais, onde se destaca no cenário turístico por suas belas paisagens e cachoeiras, com altitude de 1.200 metros e área de 409,2 km2 e com uma população de 8.197 habitantes atualmente, sendo que o município é um dos maiores do estado de Minas Gerais, escondendo ao longo de seus 408,5 km uma natureza belíssima e, em sua maior parte preservada. O Município de Delfim Moreira apresenta 1.200 famílias cadastradas, sendo 900 na área rural e 300 na área urbana. Nos últimos anos, atividades ligadas ao ecoturismo vêm ganhando importância na cidade em vista do grande potencial Atualmente no município há de população acima de 60 anos de idade, sendo que há expectativa de vida gira em tono dos 85 anos, principalmente na Zona

Relacionados