“Dêxi di arisia, Omi!” : breve reflexão sobre preconceito linguístico

2955 palavras 12 páginas
Este artigo aborda a união de aspectos sociais e seus usos linguísticos que podem vir a intervir numa mudança social de seu usuário, acolhendo-o ou afastando-o da sociedade. No livro Preconceito Linguístico – o que é e como se faz, de Marcos Bagno, no capítulo em que aborda “A mitologia do preconceito linguístico”, o autor derruba oito mitos, afastando toda e qualquer dúvida a respeito de algumas fantasias preconceituosas. Tomo como base de meus estudos o mito de número quatro, no qual envolve não somente a descriminação da forma com que se fala, mas a quem e onde se fala. Também tenta buscar possíveis soluções e metodologias de ensino da língua materna que valorizem o ser humano sem julgar sua origem ou aparência, não subtraindo, mas adicionando novos conhecimentos aos que ele já possui de fato.

Palavras-chave: Preconceito; descriminação; mito; sociedade.

“Dêxi di arisia, Omi!”1: breve reflexão sobre preconceito linguístico

. “As pessoas sem instrução falam tudo errado” - Quem já não ouviu ou leu por aí essa expressão carregada de preconceito? É ao que se refere o pesquisador e linguista Marcos Banho em seu Preconceito Linguístico, o que é, como se faz2, quando aborda o número quatro, de um total de oito, de sua mitologia do preconceito. Antes, um breve resumo dos mitos restantes desmistificados por Bagno:
"A língua portuguesa apresenta uma unidade surpreendente" – Esse mito é prejudicial à educação por não reconhecer a diversificação da língua portuguesa falada no Brasil. Trata a norma linguística como sendo a usual e tentam impô-la na escola, esquecendo-se dos falantes das variedades não padrão que são proferidos pela maioria da população brasileira.
"Brasileiro não sabe português / Só em Portugal se fala bem português"- O mito diz respeito a um possível complexo de inferiorizarão do povo brasileiro por termos sido colonizados por um país mais antigo e “civilizado”. O brasileiro sabe o português sim, apenas é diferente do português falado em

Relacionados