É possível uma política urbana contra a exclusão?

2474 palavras 10 páginas
A compreensão do funcionamento de nossas cidades de forma global, a despeito de sua complexidade, é pressuposto para que uma política urbana possa dar respostas de real incidência sobre nossas conhecidas injustiças. Parte importante do funcionamento das cidades é a própria política urbana, que no Brasil - como quase tudo - foi intensamente utilizada como instrumento de exclusão e perpetuação de privilégios e desigualdades. Apresento aqui de forma resumida a relação entre a estrutura profundamente excludente da cidade brasileira com a política urbana que associa-se a essa cidade. Prosseguindo, posiciono-me quanto às diretrizes de uma política urbana a ser proposta pelo Poder Público, que deve incidir sobre todo o sistema no sentido de intervir em sua lógica.
Uma característica comum a todas as cidades brasileiras, independentemente de sua região, história, economia ou tamanho, é o fato de cada uma delas apresentar um contraste muito claro entre uma parte da cidade que possui alguma condição de urbanidade, uma porção pavimentada, ajardinada, arborizada, com infra-estrutura completa – independentemente da qualidade desses elementos, que em geral é pouca – e outra parte, normalmente de duas a três vezes maior do que a primeira, cuja infra-estrutura é incompleta, o urbanismo inexistente, que aproxima-se muito mais da idéia de um acampamento do que propriamente de uma cidade.
Essa estrutura apresenta-se no território sob várias morfologias: nas imensas diferenças entre as áreas centrais e as periféricas das regiões metropolitanas de São Paulo ou Belo Horizonte; na ocupação precária do mangue em contraposição à alta qualidade dos bairros da orla, em muitas cidades de beira mar; na eterna linha divisória entre o morro e no asfalto no Rio, e em muitas outras variantes dessa cisão das nossas cidades, que se repete permanentemente em nossa história e geografia urbana. O quadro de contraposição entre uma minoria qualificada e uma maioria com condições urbanísticas

Relacionados