ÍNDICE DE ESFORÇO EM TREINAMENTO DE ALTO NÍVEL

497 palavras 2 páginas
ÍNDICE DE ESFORÇO EM TREINAMENTO DE ALTO NÍVEL NO
BEACH HANDBALL

INTRODUÇÃO
O beach handball, Handebol de praia ou Handebol de areia, teve sua origem em meados da década de 80. No Brasil começou a ser praticado nas praias do litoral, através de adaptações das regras oficiais do tradicional Handebol indoor com a finalidade de tornar o jogo na areia mais dinâmico. (TENROLLER, 2004).
Ao visualizar um jogo de beach handball observamos atletas com execuções espetaculares, com manifestações de força, velocidade, agilidade na areia, impulsão, entre outras. Nos treinos de alto nível já foram abordados temas que dizem respeito à manutenção da melhor performance do atleta, nessa direção, o treino do atleta é um processo multiforme de utilização racional de fatores combinados mutuamente
(meios, métodos e condições) de modo a exercer influência sobre o desenvolvimento do atleta e assegurar o necessário nível de prontidão.
Durante e após exercícios submáximos e máximos, o esforço físico típico dos jogos desportivos coletivos é intermitente, uma vez que é caracterizado por paradas frequentes, fases de recuperação total e/ou parcial, e exige níveis de intensidade muito variáveis. SOARES, J. M. C.
(1988). Ascensão et al. (2003) referem que o termo “fadiga” tem sido associado a inúmeras manifestações de incapacidade funcional que se podem observar durante a realização do exercício.(ASCENSÃO,
MAGALHÃES, OLIVEIRA, DUARTE & SOARES, 2003).
A recuperação durante um treino de alto rendimento é importante para um bom desempenho do atleta, contando com uma boa alimentação, uma noite bem dormida e a crioterapia (imersão na água com gelo).

METODOLOGIA
O presente projeto de pesquisa visa observar a performance de um grupo de atletas de beach handball em treinamento de alto nível durante 15 dias, 3 vezes por dia verificando o índice de fadiga de cada atleta e o tempo de recuperação durante o repouso.
Os instrumentos utilizados serão: bolas de beach handball,

Relacionados

  • ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS RODRIGO RENNO 2013
    147421 palavras | 590 páginas
  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • 19625 82860 1 PB
    94121 palavras | 377 páginas