ÉticaXMoral

1159 palavras 5 páginas
Ética
A ética (também chamada filosofia moral) é uma disciplina central da filosofia. Na sua acepção mais abrangente, é o estudo dos princípios que permitem a vida boa.
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade.
A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.

Significado :aquilo que pertence ao caráter, A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Valores

Valores são as normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade. Valores são aqueles elementos conceituais subjetivos que conformam e guiam a conduta e os comportamentos explicitados. Fundados em crenças arraigadas vinda dos ancestrais, mais subjetivas e profundas, sem necessidade de justificativas lógicas e racionais que geralmente estão associadas aos valores gerados por fatos e situações. Como exemplos de valores culturais, cite-se o fato de ser o dinheiro, para os americanos, o maior valor, que tem seu equivalente na cultura para os europeus, e na honra para os orientas. Exemplos de valores individuais são a escolha profissional, a opção pela autonomia ou pelo paternalismo, e, como exemplo de valores universais, registrem-se a religião, o crime, a proibição ao incesto etc.

Ética e moral
Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de

Relacionados

  • EticaxMoral
    1667 palavras | 7 páginas