Ética a nicomaco - O coneito de justiça.

663 palavras 3 páginas
Livro V
Antes de eu começar a citar sobre o que é justiça, o termo que vou explicar vai ser através de um mito, o mito do rei midas , ele tem uma espécie de acanhamento de inteligência, e essa perspectiva negativa de midas , aparecem em dois momentos , o primeiro midas acolhe o sábio sileno, amigo de dionisio , que foi preso, mas midas sabia que era amigo de dionisio e acabou soltando o , e organizou uma festa de 10 dias e 10 noites , ambos sileno e dionisio amavam a bebida e enche a cara . midas pede como “ presente” a dionisio, a perspectiva de tudo que tocasse virasse ouro. dioniso acha estranho .
Logo ele se enche de jubilo, a principio esta com fome e pede uma coxa de um animal qualquer, imaginemos que seja de galinha , deve ter vindo um quiabinho junto, negócio e tal, ou um jiló , quando ele come, vira em ouro e não consegue comer. Dai ele vai pra dionisio e volta atrás no que pediu. Depois ele muda de vida e vive na floresta, midas é uma nova pessoa e faz amizade com pan , ele percorria atrás de garotas mas tinha uma aparência muito horrível, e elas não gostavam dele, e ele corria atrás delas e provocava PANICO, ai da origem da palavra, n é brincadeira . uma das garotas se suicidou de um penhasco e virou uma planta , uma especia de bambu, onde parecia uma flauta, a flauta de pan onde ele começou a tocar e ele desafia apolo, dizendo que toca melhor.
La ambos tocam a flauta e a arpa, onde apolo ganha, mas um não vota nele, midas. Que é castigado pelo deus e fica puto da vida e da para midas orelhas de asno. Ele vai no barbeiro e diz que se o barbeiro contar a alguém que ele tem orelhas de asno, ele morre.
O barbeiro grita na terra “ midas tem orelhas de asno “ e tampa a terra e se sente aliviado, logo vem a primavera, e seu doce vento, mexe naquela terra e faz ecoar uma voz repetidamente “ midas tem orelhas de asno “
VOCES SE PERGUNTARAM, E A JUSTIÇA ? A justiça na perspectiva antiga, era entendida como um ajuste . Uma ação justa é uma ação

Relacionados

  • Projeto Ágora
    5087 palavras | 21 páginas