ÉTICA: DILEMAS ETCOS DO HOMEM DE HOJ

1302 palavras 6 páginas
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA

Reflexão Dialética Quanto a um Dilema Ético.
(Primeira redação em 2.011. Pequenas alterações realizadas em março de 2.012.)

O presente trabalho tem dois objetivos principais. Em primeiro lugar apresentar princípios racionais potencialmente norteadores da conduta humana. Em segundo mostrar através da prática, o procedimento que se espera ser empregado para a solução de dilemas comportamentais, por meio dos conhecimentos adquiridos neste ramo do saber humano. Tal processo consiste em, frente a uma dúvida quanto ao modo mais adequado de agir, recorrer aos princípios da ética conceitual e a partir deles tomar a decisão quanto à ação específica em questão. Desta forma entramos na chamada ética aplicada que é o ponto onde todo o estudo na disciplina encontra sua justificativa.

Subsídios

Abaixo, as principais conclusões de eminentes pensadores da área da ética.

(*) “O essencial da ética (comportamento individual adequado) é fazer o bem (a princípio ao outro).” Prof. Rosala Garzuze. Pensamento sintético de um competente e experiente professor de ética de nossa Universidade. Também é axioma presente em obras de referência da área da Ética.

(*) Todas as pessoas buscam o bem. O sumo bem é a eudamonia (que significa felicidade, desenvolvimento pessoal e auto-realização). O homem que goza da eudamonia vive bem e age bem. A eudamonia é atingida com uma vida virtuosa. Assim, Ético é buscar a eudamonia; Ético é agir virtuosamente. Dentre as principais virtudes teríamos a temperança, a persistência, a prudência, a amizade e a justiça. “A justiça é virtude completa porque a pessoa que a possui pode exercer sua virtude não só em relação a si mesmo como também em relação ao próximo.” Justiça é procurar equilibrar os braços da balança. “A reciprocidade deve fazer-se de acordo com uma proporção e não na base de uma retribuição exatamente igual e é pela retribuição proporcional que a comunidade se mantém unida.” Ético é agir com

Relacionados