Étiac e religião

800 palavras 4 páginas
Ética e religião
Na Grécia Antiga os Gregos discutiam sobre o mundo e a harmonia produzindo doutrinas pratica dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano voltado para o bem, à virtude e a harmonia com a natureza.
Na filosofia Clássica a ética não se resumia somente a moral, mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, buscando o melhor estilo de vida.
Sócrates definia o caráter eterno de certos valores como o Bem, a Virtude, a Justiça e o Saber. O valor supremo da vida é atingir a perfeição e tudo deve ser feito em função deste ideal, o qual pode ser obtido através do saber. O lema de Sócrates era “Conhece – te a ti mesmo”. Neste lema ele buscava uma sabedoria de vida e um conhecimento puro.
A religião grega apresenta uma longa evolução e consequentemente uma notável multiplicidade de aspecto.
Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Para este povo, os deuses tinham o poder de agir no mundo material dos humanos.
Os deuses gregos eram imortais, porém podiam apresentar várias características comportamentais e físicas dos seres humanos. Faziam coisas boas e ruins, certas e erradas, ajudavam ou atrapalhavam a vida das pessoas. De acordo com a crença grega, estes deuses habitavam o monte Olimpo e possuíam poderes particulares. Afrodite, por exemplo, era a deusa do amor; Deméter era a deusa das colheitas; Atena a deusa das artes e Zeus o deus dos deuses (deus superior). Além destes principais, havia muitos outros deuses na religião grega.
Cada cidade possuía uma espécie de deus protetor. Este deus tinha um templo e era cultuado também dentro das casas. Os gregos pediam aos deuses proteção, bens materiais e sucesso nas atividades da vida. Para agradar estes deuses, costumavam fazer oferendas, orar e sacrificar animais. Eram comuns as festas realizadas nos templos em homenagem ao deus protetor da cidade.
A religião judaica a questão se modifica

Relacionados