çyiçf

628 palavras 3 páginas
Nascimento do fascismo:
A participação da Itália na Primeira Guerra Mundial ao lado dos ingleses e franceses, com a expectativa de conquistar territórios e enfim tonar-se uma grande potência.
Mas com a proposta do presidente Woodrow Wilson dos E.U.A assinalando os famosos “14 pontos para a paz mundial” os italianos se sentiram traídos, frustrados com o fato de não ter conquistado nenhum território novo.
Benito Mussolini criticava fortemente o governo italiano por não defender os interesses do povo e a honra nacional.

Os Comunistas (politica que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção) inspirados na revolução russa (Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.) mobilizavam operários nas fábricas para se rebelarem contra o capitalismo ( é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. )

PROMESSAS FASCISTAS:

O fascismo prometia à nação italiana a formação de uma nova civilização, certamente uma civilização nacionalista. O fascismo prometia acabar com a luta de classes, o partido aliviaria toda a nação de tomar decisões afirmando saber o que era melhor para o povo. Houve o surgimento dos camisas-negras( exércitos particulares fascista compostos de veteranos).
As classes médias italianas apoiaram o fascismo, esperando que o mesmo os protegesse da competição empresarial e da classe operária criasse um estado bolchevique (socialistas liderados por Lênin) para confiscar sua propriedade. Aplicando assim uma maneira anticomunista de manter o

Relacionados