Çsçsçss

2530 palavras 11 páginas
Disserte sobre:

a) Responsabilidade Civil;
HISTÓRIA EVOLUTIVA DA RESPONSABILIDADE CIVIL

Primeiramente devemos ter em mente o que é responsabilidade civil. Conceito “é o Ramo do Direito Civil que estuda o fenômeno da reparação do dano, seja esse patrimonial ou não”.

A evolução do homem, observada pelo aspecto social coletivo, demonstra muitas facetas interessantes que, tratadas de forma cientifica é usadas como pesquisa; aludem a novos conhecimentos a cerca do modo de vida atua. Pois bem, um aspecto muito importante da evolução do homem é o que demonstra como o ser humano trata o dano, causado por terceiro ou pela natureza, nos dias atuais.

Para que possamos entender o hoje, devemos conhecer o passado e suas transformações a cerca de tal aspecto evolutivo. Façamos isso.

Para facilitar o entendimento, separei a evolução da responsabilidade civil em tópicos ou pontos de referência, quais sejam:

VINGANÇA PRIVADA.

Nessa modalidade de reparação de dano, tudo era feito de forma emocional, pois, o que valia era o aspecto material e a perda sofrida, não levando em conta a reparação em sim. Não havia possibilidade de recomposição da perda sofrida ou acordo.

Exemplo: Fulano ao perder o controle de sua carroça, derruba a cerca e o estábulo de Sicrano. Este por sua vez, não buscará uma recomposição de suas perdas, mas, causará os mesmos danos sofridos a seu patrimônio, conta Fulano.

Notemos que esse sistema de “justiça” não é algo muito inteligente, uma vez que, não traz nenhum benefício às partes envolvidas, esse aspecto foi notado por nossos antepassados dando inicio a:

COMPOSSIÇÃO CIVIL.

Nessa modalidade de reparação de dano, o homem já passa a se preocupar com a perda sofrida e passa a buscar uma forma de recompor o dano sofrido. A partir de então, a razão passa a ganhar espaço em detrimento da emoção, pois, percebem que não é bom para as partes a perda mútua, aonde todos saem perdendo. O importante é a recomposição do dano

Relacionados