çlzdfkç

11128 palavras 45 páginas
ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DOS ESTALEIROS NACIONAIS
FABRICANTES DE EMBARCAÇÕES OFFSHORE ATRAVÉS ESTUDO DE
CASOS MÚLTIPLOS
A COMPETITIVITY ANALYSIS OF BRAZILIAN OFFSHORE SHIPYARDS
THROUGH CASE STUDY TECHNIQUE
Luiz Carlos Brasil de Brito Mello* E-mail: luiz.brasil@gmail.com
Renata Albergaria de Mello Bandeira** E-mail: re.albergaria@gmail.com
José Rodrigues de Farias Filho* E-mail: fariasfilho@gmail.com
*Universidade Federal Fluminense, Niterói,RJ
**Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, RJ
Resumo: O artigo apresenta, através do estudo de casos múltiplos, uma análise comparativa da operação de estaleiros nacionais frente a estaleiros estrangeiros selecionados como benchmarks. A escolha destes benchmarks, assim como a dos estaleiros nacionais, foi feita com o apoio de nove executivos dos três maiores clientes do mercado nacional. O escopo da pesquisa consiste em identificar quais as práticas gerenciais adotadas pelos estaleiros estrangeiros mais bem sucedidos devem ser implantadas pelos estaleiros domésticos, de modo a torná-los globalmente competitivos.
Adotou-se a técnica de análise de conteúdo e, como resultado, analisou-se o desempenho dos estaleiros fabricantes de embarcações offshore em relação às seguintes dimensões: (i) métodos e técnicas de produção; (ii) arranjo físico; (iii) utilização de tecnologia de informação; (iv) gestão estratégica; (v) planejamento e controle da produção; (vi) utilização de ferramentas de apoio ao projeto e (vii) gerenciamento da cadeia de suprimentos. A pesquisa contribui para a prática gerencial ao propor um conjunto das melhores práticas a serem adotadas pelos estaleiros nacionais de modo a melhorar seu desempenho.
Palavras Chave: Estaleiros. Gestão. Benchmark. Estudo de caso.
Abstract: The article aims to compare, through the assessment of multiple cases studies, the domestic shipyards operations against foreign shipyards that were selected as benchmark. The selection of these benchmarks, as

Relacionados