çkojg

2111 palavras 9 páginas
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS – FAFIBE

Carl Rogers

Ana Paula Lima dos Santos
Lindinalva Inocêncio da Silva Santos
Luana Cristina dos Santos Oliveira
Maria Antônia dos Santos Vilela
Silaine Tintino Torres

TEOTÔNIO VILELA – AL
MAIO/2014
Ana Paula Lima dos Santos
Lindinalva Inocêncio da Silva Santos
Luana Cristina dos Santos Oliveira
Maria Antônia dos Santos Vilela
Silaine Tintino Torres

Carl Rogers

Trabalho realizado para avaliação parcial da disciplina Fundamentos Sócios Filosóficos da Educação sobre a orientação da professora Maria Nilma de Verçosa.

TEOTÔNIO VILELA – AL
MAIO/2014
Biografia
Carl Rogers foi um psicólogo americano, que atuou como psicoterapeuta por mais de 30 anos e trouxe grandes contribuições para a prática clínica e para a educação. No Brasil suas idéias tiveram difusão na década de 70, em confronto direto com as idéias do Comportamentalismo (Behaviorismo), que teve em Skinner um de seus principais representantes. Rogers é considerado um representante da psicologia humanista e da corrente humanista em educação. Teve grande atuação política, especialmente na resolução de conflitos, a ponto do seu nome ter sido indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 1987. Estudiosos da linha da psicologia transpessoal também reconhecem contribuições de Rogers, especialmente nos últimos anos de sua obra, quando ele passou a dedicar atenção à espiritualidade humana e a um estado especial de consciência que ele identificou durante suas sessões como psicoterapeuta.
Carl Rogers nasceu no dia 8 de Janeiro de 1902, em Oak Park, nos arredores de Chicago. Os pais de Rogers vinham de uma cultura protestante moralmente rígida, um tanto conservadora e bastante fixada em valores tradicionais. Tanto o pai como a mãe tinham formação universitária e estimulavam uma atmosfera intelectual na família.
Rogers foi sempre um aluno brilhante e muito interessado pelo conhecimento. No entanto,

Relacionados