çkjlçjkl

643 palavras 3 páginas
Separação de Sólidos
Para separar sólidos podemos utilizar o método da catação, levigação, flotação ou dissolução, peneiração, separação magnética, ventilação e dissolução fracionada.
- CATAÇÃO – consiste basicamente em recolher com as mãos ou uma pinça um dos componentes da mistura.
Exemplo: separar feijão das impurezas antes de cozinhá-los.
- LEVIGAÇÃO – separa substâncias mais densas das menos densas usando água corrente.
Exemplo: processo usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa).
- PENEIRAÇÃO – separa sólidos maiores de sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão em líquidos.
Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracujá.
Este processo também é chamado de tamização.

- SEPARAÇÃO MAGNÉTICA – usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado.
Exemplo: limalha de ferro + enxofre; areia + ferro

- VENTILAÇÃO – usado para separar dois componentes sólidos com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura.
Exemplo: separar o amendoim torrado da sua casca já solta; arroz + palha.
Catação
Talvez seja essa a maneira mais antiga de separar misturas heterogêneas. O método pode ser usado para tarefas simples, realizadas em nossas próprias casas, como, por exemplo, o ato de separar impurezas de cereais e legumes. Essa é uma tarefa antiga, do tempo da vovó, mas que retrata perfeitamente como podemos separar misturas heterogêneas por meio da catação.
Levitação
A mistura formada por substâncias sólidas de diferentes densidades pode ser separada, considerando a propriedade de cada fase. Se submetermos a mistura a uma corrente de água, teremos os componentes separados por densidade, método chamado de levigação.
Um grande exemplo desse método é o usado para extração de ouro nos garimpos. Normalmente, o ouro é encontrado junto a uma

Relacionados