çkhkjhlkhlkh

702 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO

1.1. O que é um sistema operacional? Para usar os primeiros computadores era preciso conhecer profundamente o seu funcionamento, pois a programação era feita em painéis, através de fios. Com a evolução da informática tornou-se óbvio que o antigo sistema era muito pouco eficiente e causava muitos erros. Os primeiros sistemas operacionais surgiram justamente para tentar automatizar o uso dos computadores. A partir daí, os SOs (sistemas operacionais) evoluíram rapidamente até chegar ao que são hoje.
Um sistema operacional é um programa (software) como todos os outros, entre eles o mais importante . O sistema operacional toma conta do computador e facilita a vida do usuário, deixando que ele se preocupe com coisas mais úteis e produtivas que endereços de memória, segmentos e interrupções.
O Sistema Operacional é um controlador intermediário que fica entre softwares da categoria dos aplicativos (caso dos processadores de textos, planilhas eletrônicas, banco de dados, etc.) e o hardware. Ele é o tradutor/ interprete das nossas ações para com as da maquina, facilitando desta forma a integração que se dá de ambos os lados.
Quantos sistemas operacionais existem? Provavelmente centenas. A grande maioria dos computadores tem pelo menos um S.O escrito BeOS (da Be especialmente para ele. Para o PC (chips Intel): DOS e Windows (ambos da Microsoft), o), o Linux (este é totalmente grátis e está ligado à GNU), o FreeDOS (uma versão grátis do DOS, não é da Microsoft). Para o Machintosh: o System 7.x (também chamado de MacOS, da Apple) e o BeOS (da Be). Os SO citados não são os únicos: tem milhares de pessoas em todo o mundo desenvolvendo todo tipo de sistema operacional para todo tipo de computador.

Tipos de sistemas operacionais Com a evolução da maquina e de seus processadores, pode-se perceber uma mudança nas características dos Sistemas Operacionais . Estas mudanças determinam alterações importantes nas características de

Relacionados