áfricanclique

311 palavras 2 páginas
Durante a segunda metade do século XV Portugal foi estabelecendo feitorias nos portos do litoral oeste africano. No virar do século, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, abrindo as portas para a colonização da costa oriental da África pelos europeus.
A partir de meados do século XVI, os ingleses, os franceses e os holandeses também começaram a chegar na africa.
Estranhavam os costumes dos negros mas os olhavam com desprezo.
Um visitante holandes do seculo XVII nao escondeu sua admiração por Benin, uma cidade que fica na Nigéria, que é enorme, cortada por uma grande avenida , que lhe parecia mais larga do que a rua principal de Amsterdã(capital da holanda).
E olha que O centro de Amsterdam tem como coração a estação de trens, e a cidade vista de cima assemelha-se a um polígono regular, onde ruas e canais alternam-se com equilíbrio perfeito.

mas bem antes dele, os portugueses se espantaram se com o tamanho dessa cidade.
Encontraram cidades parecidíssimas com as do Algarves, em Portugal: com terraços, de pedra e cal, e pintadas inteiramente de branco.

portugal.

PORTOSSSS
Vasco da Gama, ao chegar à costa oriental da África, encontrou portos cheios de navios e de comerciantes de todas as partes do Oceano Índico.
HABITACIONES
De barro socado e cobertura de palha que se encontravam em Serra Leoa não eram piores do que as que conheciam nas áreas rurais de sua terra.
METALURGIAAAAAAAAHHHHH
Ao chegarem na África, os portugueses reconheceram a excelência do ferro que ali se produzia, adquirindo-o assim para revendê-lo na índia.
Os nativos adotavam uma técnica de pré-aquecimento dos fornos (desde pelo menos 600 a.C.), que lhes permitia obter ferro, e também aço, de alta qualidade, podendo ser até superior aos que saía das usinas europeias.

Relacionados