ácidoacetilsalísilico

1659 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO

Álcoois são compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas (OH), ligadas diretamente a átomos de carbono sp3. Isto significa que não pertence a um anel aromático. A reação dos álcoois pode ser subdividida em dois grupos: a quebra da ligação hidrogênio-oxigênio (RO-H) -- reação de oxidação -- e a quebra carbono-oxigênio (RC-OH) – Teste de Lucas, reação que ocorre uma substituição nucleofílica.
A oxidação de álcoois corresponde à perda de um ou mais hidrogênios ligados ao átomo que está ligado ao grupo OH. Pode dar origem a um aldeído, uma cetona, ou um ácido carboxílico, dependendo do álcool, do agente oxidante e das condições da reação.
Para oxidar um álcool primário apenas até ao estado aldeído não se pode usar ácido crômico, por ser um oxidante muito forte.

Conseqüentemente é difícil “parar” no aldeído e normalmente acaba-se obtendo ácido (um “truque” para se obter o aldeído é eliminá-lo do meio de reação, por destilação).
Os álcoois secundários são óxidos e formam cetonas. A reação é interrompida no estágio da cetona, pois a oxidação adicional necessita de rompimento da ligação carbono-carbono.

Os álcoois terciários, por não possuírem hidrogênio ligado ao carbono hidroxilado, não são facilmente oxidados.

Estas oxidações são feitas a quente, e podem ser provocadas ou pelo oxigênio do ar na presença de um catalisador (Ex: cobre) ou pelos agentes oxidantes comuns (KMnO4, K2Cr2O7, ZnCl2, etc).

2 OBJETIVO

Este experimento consiste na verificação das propriedades químicas dos álcoois quanto ao tipo da posição da hidroxila seja: primária, secundária ou terciária.

3 MATERIAIS E REAGENTES

3.1 MATERIAIS
Banho-maria
Bastão de vidro
Espátula
Pipetas (5 mL)
Proveta (10 mL)
Tubos de ensaio e suporte

3.2 REAGENTES

Ácido Clorídrico concentrado
Ácido Sulfúrico 6N
Ácido Sulfúrico concentrado
Álcool butílico

Relacionados

  • Aspirina
    598 palavras | 3 páginas