ºojpjpoj~j

308 palavras 2 páginas
1 A RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA
A relação do homem com a natureza sempre aconteceu de forma bastante discrepante: de um lado, o homem, com toda a sua inteligência gananciosa, tentando alimentar os seusdesejos de consumo e conforto; do outro, a natureza, com toda a sua exuberância e riqueza, fonte para todas as ações humanas. Em alguns casos, o homem tem que escolher entre sua sobrevivência e apreservação da natureza, como é o caso do agricultor que tira da terra o alimento que leva à mesa. Neste caso, fica o dilema: a natureza ou o homem?
Mas o que preocupa é o desenvolvimento sem limitesprotagonizado pelo homem em prol de seus objetivos próprios. Por muitos anos, esse foi o tipo de relação entre o homem e a natureza, até que esta passasse a dar sinal de alerta.
Felizmente esse tipo depensamento foi modificado e, segundo Camargo (2004):
A ideia de um novo modelo de desenvolvimento para o século XXI, compatibilizando as dimensões econômica, social e ambiental, surgiu para resolver,como ponto de partida no plano conceitual, o velho dilema entre crescimento econômico e redução da miséria, de um lado, e preservação ambiental de outro. O conflito vinha, de fato, arrastando-se por maisde vinte anos, em hostilidade aberta contra o movimento ambientalista, enquanto este, por sua vez, encarava o desenvolvimento econômico como naturalmente lesivo e os empresários como seus agentesmais representativos.

Unidade I
Revisão: Tatiane - Diagramação: Márcio - 17/02/10
Um dos primeiros problemas ambientais ocorreu com o surgimento das cidades e a satisfação das necessidades doshomens, sempre utilizando os recursos ambientais.
A história das cidades do mundo em geral é longa. As primeiras cidades teriam surgido entre quinze e cinco mil anos atrás, dependendo das diversasdefinições existentes sobre o que define um antigo assentamento permanente como uma cidade. Sociedades que vivem em cidades são, frequentemente, chamadas de civilizações.

Relacionados