weuifbedgçodhpa´goid

367 palavras 2 páginas
http://www.azores.gov.pt/ Estado do Rio Grande do Sul http://www.sbpcnet.org.br/A OCUPAÇÃO TERRITORIAL DO RIO GRANDE DO SUL http://www.ub.edu/ Vania Herédia - Doutora em História das Américas - Universidade de Genova, Itália. http://www.ranchogaucho.com/ A chegada dos imigrantes Europeus ao Rio G. Sul.
PORTUGUESES
Em 1740 chegou à região do actual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Vindos das ilhas dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde estavam situadas as Missões. Mas as dificuldades de transporte fizeram com que terminassem por se fixar na área da actual cidade de Porto Alegre.Assim, em 1742, estes colonizadores fundaram a vila de Porto dos Casais, depois chamada Porto Alegre. As lutas pela posse das terras, entre portugueses e espanhóis, terminaram em 1801, quando os próprios gaúchos dominaram os Sete Povos, incorporando-os ao seu território. Em 1807, a área foi elevada à categoria de capitania. Grupos de imigrantes italianos e alemães começaram a chegar a partir de 1824. Durante o século XIX, o Rio Grande do Sul foi palco de revoltas federalistas, como a Guerra dos Farrapos (1835-45), e participou da luta contra Rosas (1852) e da Guerra do Paraguai (1864-70).
CONCLUSÃO
A ocupação do território gaúcho deu-se no século XVII, por volta de 1626, pelos jesuítas a serviço da Coroa Espanhola. Um século após a ocupação espanhola ocorre à portuguesa, onde se inicia a constituição da dinâmica socioeconômica do Rio Grande do Sul, a partir do primeiro quarto do século XVIII, com a distribuição de sesmarias nas áreas de fronteiras. Esta foi à estratégia adotada pela Coroa Portuguesa para garantir a posse e defesa das terras localizadas ao sul de sua colônia foi a alojamento de acampamentos militares e a construção de fortes, assim como a distribuição de sesmarias (com área até de 13.068 ha) a pessoas de prestígio e, ou militares de maior patente sendo profundamente

Relacionados