vsfeewrewrew

675 palavras 3 páginas
LUCIANA ABDONOR DA SILVA E PERREIRA DUTRA O texto escrito por LUCIANA ABDONOS DA S. P. DUTRA trás na introdução dois questionário iniciais que são: Qual a função do Gestar Escolar e as expectativas dos alunos da Educação de jovens e adultos? Qual a função da Gestão Escolar quanto a Gestão Escolar?
Para responder as questões acima: RIBEIRO (1998), segundo o autor a falta de formação específica gestora e docente são os principais entraves as experiências educativas no EJA, outro fator que deve se considerado relevante é a divergência no que diz respeito ao P.P.P., VEIGA (2003) reafirma ter este de natureza regulatório (técnica) ou emancipatório (edificante).
O PPP na dimensão regulatória associa-se á lógica da padronização e do controle burocrático, não prevendo a participação dos envolvidos na comunidade escolar, definindo demandas anseios e necessidades de forma alheia com seus próprios sujeitos, justificando os princípios de racionalidade técnica para ser a regulação e a manutenção de práticas instituídas.
Ao contrário do PPP na direção da dimensão regulatória encontra-se o que é dirigido pela premissa libertadora que se concretiza a partir da produção coletiva e participativa da comunidade escolar (gestores, coordenadores, professores, pais, alunos, colegiados escolar), com o objetivo de encontrar soluções para os problemas e necessidades detectados. Assim todas inseridas no processo são co-responsáveis pelas mudanças desejadas, desenvolvendo nos sujeitos o sentimento de pertencimento, de solidariedade e cooperação. Dessa forma, o PPP está além das questões técnicas, sem, no entanto desconsiderá-las e se justifica na construção de uma prática comprometida com a autonomia, com a participação coletiva, com o espaço de formação e de vivência democrática. A autora realizou uma pesquisa bibliográfica numa escola estadual da periferia, na zona sul de Campo Grande- MS, com o objetivo de visualizar o papel do gestor

Relacionados