V CIOS E ERROS DE LINGUAGEMatividades

1624 palavras 7 páginas
VÍCIOS e ERROS DE LINGUAGEM
---------------------------------------------------------------------------------------------
Sob o ponto de vista Linguístico, só existem erros se a comunicação não se realiza de modo eficaz. Do ponto de vista da Gramática Normativa, tudo o que foge à “norma culta” consiste em erro gramatical. Corrija os erros ou vícios abaixo, em seguida justifique a correção realizada:
01. Escrevi [inúmeros] poemas.
• Inúmeros não é sinônimo de "muitos ou numerosos", e sim de"incontáveis". O que você fez foi: muitos (numerosos) poemas.
02. Os traficantes foram presos na [divisa] com o Paraguai.
• Entre países usa-se "fronteira". Entre estados é que se usa "divisa". E, entre municípios, "limite": ü Os traficantes foram presos na fronteira com o Paraguai.
03. Fez [com que] não era com ele.
• No sentido de "fingir", só se pode usar [fazer que]. No sentido de: esforçar-se, empenhar-se por, causar, obrigar a, é lícito às duas formas: ü Fez que [ou] com que lhe autorizassem a saída.
04. Os alunos foram [penalizados] pela diretora.
• Penalizado não é sinônimo de "punido". Penalizado é quem tem pena, dó, compaixão: O Papa ficou penalizado diante de tanta miséria nas favelas. Portanto: Eles foram punidos...
05. Fulano sofreu perfuração da [vista] direita... (Jornal Última Hora)
• Com certeza, ele sofreu perfuração no olho esquerdo. Vista é o sentido da visão e olho seu órgão. É um vício de linguagem muito comum: ü A poluição era tanta que fique com meu olho (não vista) vermelho. ü O que você tem no olho (não vista)?
06. Está muito [caro o preço] da carne.
• Preço não pode ser "caro". Preço pode ser alto ou baixo. A carne é que é cara ou barata. De modo que: ü Está muito alto o preço da carne, ou, está muito cara a carne.
07. Não vou sair [por causa que] estou doente.
• "Por causa que" não existe. Não vou sair porque estou doente.
08. Aconteceu [há] dez anos [atrás].
• "Há e atrás" indicam, na frase, passado. Não há necessidade de

Relacionados