v bnfbb

602 palavras 3 páginas
Op–Art
A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”.
A Op Art nasceu e se desenvolveu nos Estados Unidos e na Europa, nos anos 60. O termo Op Art surgiu primeiramente na Time Magazine em Outubro de 64, embora alguns trabalhos anteriores hoje possam ser considerados como Op Art. Um exemplo é a obra de Victor Vasarely intitulada A Zebra, de 1938, inteiramente composta de listras diagonais em preto e branco curvadas de tal modo que dão a impressão tridimensional de uma zebra sentada . Pode ser considerada uma das primeiras obras da Op Art.
Tratava-se de uma arte abstrata que trabalhava a ilusão de óptica de forma a confundir o olho humano. Foi um movimento formal e exato que defendia uma arte com menos expressão e mais visualização, na op art as figuras são colocadas de maneira a causar no observador uma sensação de movimento. a Op Art não é considerada um movimento genuíno dentro das artes visuais, sendo reconhecida mais como uma vertente de outras linhas artísticas, como por exemplo a Arte Cinética. na Op Art, há apenas movimentos virtuais, utilizando-se objetos planos e formas geométricas. Os padrões mais rígidos fazem com que o apuro nas formas e o estudo detalhado dos fenômenos ópticos sejam os principais enfoques da Op Art.
O advento do computador, no entanto, trouxe um novo fôlego à Op Art. As cores metálicas, as formas praticamente matemática e a organização rigorosa dos elementos têm tudo a ver com a "sociedade cibernética".
Em 1965, foi organizada a primeira exposição da Op-art no Museu de Arte Moderna de Nova York: The Responsive Eye (O Olho que Responde). Além de Victor Vasarely, expuseram suas obras: Richard Anusziewicz, Bridget Riley, Ad Reinhardt, Kenneth Noland e Larry Poons. A exposição, no entanto, não teve muito sucesso. a Op Art, que quase caiu no esquecimento, talvez pelo fato de ser uma arte vazia que não desperta sentimentos nas pessoas, estando mais próxima da ciência do que do homem em si.
Em parte,

Relacionados