UPP´S E AÇÕES SOCIAIS

Páginas: 15 (3565 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
UNIRIO
Aluno (a): Caroline Lima de Sá Ferreira
Disciplina: Segurança Pública / Ciência Política – 5° período



TEMA: AS UPP´S E A DESIGUALDADE DAS AÇÕES SOCIAIS NAS COMUNIDADES PACIFICADAS










Dezembro/ 2013
TRABALHO DE SEGURANÇA PÚBLICA

AS UPP´S E AS AÇÕES SOCIAIS NAS COMUNIDADES PACIFICADAS

INTRODUÇÃO:
O trabalho tem como objetivo divagar sobre os pontospositivos da chegada das unidades de polícia pacificadora e os pontos negativos, relacionados a esse projeto, dentro e fora das comunidades, tentando analisar sua eficácia ou não, até o momento. Relatar também as atuações e diretrizes da UPP Social e se têm, de fato, atendido algumas das necessidades da população das comunidades.
É sabido, que as UPP´S na teoria, têm como objetivo a expulsão do poderparalelo do tráfico de drogas, instalado e enraizado nas comunidades. Essa nova política de segurança pública, garantiria uma retomada do território das comunidades sob a tutela do Estado. Essa nova estratégia também se insere em um novo quadro de redefinições das relações entre poder privado e estatal. Redefinições que fazem parte de projetos muito amplos que visam preparar a cidade para os eventosque virão: Copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016. Assim, desde Dezembro de 2008, começaram as instalações das Unidades de Polícia Pacificadora, em favelas cariocas.
Fazendo um recorte informativo, todo esse projeto de Unidades Pacificadoras, têm como referência a experiência do policiamento comunitário, experimentado pelos EUA, tendo Boston como a principal referência, Medellín e Bogotá, tambémderam boas respostas em relação à esse novo modelo de policiamento. Pelo menos duas medidas são consideradas essenciais para o sucesso das UPP´S: A primeira, é a reforma da polícia militar, essa iniciativa conta com uma parceria entre Secretaria de Estado, na área de segurança pública com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça, que concede bolsaspara a formação de uma polícia comunitária (pelo menos na teoria), a partir do recrutamento de novo contingente de policiais, com o objetivo de aproximar a polícia da população.
É claro que a política de segurança com as UPP´S não são um amplo projeto de prevenção da criminalidade. É uma medida paliativa, já que o domínio do tráfico é de longa data e já faz parte da cultura daquele lugar, dalógica diária daqueles habitantes, conviver sob o jugo do tráfico. A UPP vem retomar os territórios onde o Estado era ausente, continua em alguns aspectos, claro, mas a violência escancarada que vivia-se no RJ, foi sendo mascarada.
O projeto é uma experiência, vem sendo adotada no RJ e outros Estados adotarão, evidenciando a necessidade de aperfeiçoamento e mudanças na gestão da polícia, naconfiabilidade do serviço público, na mudança de percepção da sociedade civil e principalmente a tentativa de recuperar o monopólio do uso da força, que o Estado perdeu para o tráfico durante anos.
É perceptível a tentativa de mudar a imagem referencial da comunidade, antes com a imagem do traficante e agora com a imagem da polícia. Contradizer a imagem anterior de que a corporação “sobe o morro, mata edepois pergunta quem é”, como muitos moradores relatam, mudando o foco de representação da comunidade, o policial agora deve ser exemplo. Além disso, acabar com o poder do tráfico e da violência, vem o lado dos moradores e suas necessidades, o lado social. Para isso, em Abril de 2010, dois anos depois da criação das UPP´S, a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, recebeu dogovernador do Estado, a responsabilidade de coordenar o processo de implantação de um conjunto de políticas de desenvolvimento nas favelas ocupadas pelas UPP´S.
A meta é oferecer serviços e mecanismos básicos, criar uma ambiência local, estabelecer canais de mediação de conflitos, de participação coletiva e de controle social da ação estatal, construir meios que eliminem as fronteiras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UPP´S E AÇÕES SOCIAIS
  • Upp Social
  • UPPS social
  • UPPS social
  • Como funcionam as upp´s
  • Narrativas e upp´s: cotidianos escolares por eles mesmos.
  • UPP e UPP Social: novas políticas, outra polícias.
  • acões sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!