UM SIGNIFICADO PARA A FIGURA DO VENTO NA NOVELETA NOITES DE VENTO, DE ANTÓNIO AURÉLIO GONÇALVES

2561 palavras 11 páginas
UM SIGNIFICADO PARA A FIGURA DO VENTO NA NOVELETA NOITES DE VENTO, DE ANTÓNIO AURÉLIO GONÇALVES

William Craveiro 1

António Aurélio Gonçalves nasceu em 1901, na cidade do Mindelo, Ilha de São Vicente, arquipélago de Cabo Verde. Depois de realizar os estudos primários e secundários no Seminário-Liceu da Ilha de São Nicolau, embarcou, em 1917, para Lisboa, a fim de ingressar no ensino superior. Na capital portuguesa, freqüentou o curso de Ciências Histórico-Filosóficas da Faculdade de Letras. Em 1939, retornou à sua terra natal, onde se dedicou ao ensino liceal. Faleceu em 1984, na cidade do Mindelo, vítima de atropelamento.
No que diz respeito a sua produção literária, devemos dizer que António Aurélio é considerado um dos nomes mais expressivos da Literatura cabo-verdiana. Escreveu contos e novelas (ou noveletas, como ele as gostava de chamar), mas também se dedicou à crítica e ao ensaio. Como ensaísta, escreveu Aspectos da Ironia em Eça de Queirós (1937) que, até hoje, é considerado, por muitos estudiosos em Eça, um dos mais completos ensaios sobre o escritor português.
Em vida, Nhô Roque, como era chamado pelos amigos, não editou nenhuma coletânea de suas novelas. Somente depois de quatorze anos depois de sua morte, seria publicada a primeira coletânea de suas noveletas: Noites de vento (1998). A segunda coletânea de suas novelas – uma recolha de originais dispersos escolhidos do espólio do autor por Arnaldo França –, Terra da Promissão (2002), também foi publicada pela editora Caminho. É possível, ainda, encontrar suas noveletas em coletâneas de Literaturas Africanas espalhadas por todo o mundo.
A produção literária de António Gonçalves está umbilicalmente ligada ao movimento claridoso, o qual teve início em 1936, com a publicação da revista Claridade. Influenciados pela segunda fase do Modernismo brasileiro (fase regionalista) e pela revolução na linguagem proposta pela revista Presença, os participantes desse movimento abordaram, em suas obras,

Relacionados

  • A técnica do romance
    288143 palavras | 1153 páginas