UM OLHAR CONTEXTUALIZADO PARA A BAIXA VISÃO: ENTRE RELATOS E CONFISSÕES DO CASO JANISSON

2704 palavras 11 páginas
UM OLHAR CONTEXTUALIZADO PARA A BAIXA VISÃO: ENTRE RELATOS E CONFISSÕES DO CASO JANISSON .

Néclea Dantas de Carvalho UFS- neclea@hotmail.comi
Cássia de Fátima da Silva Souza UFC – cassiaprojec@yahoo.com.brii

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo levantar questões acerca da baixa visão a partir do caso Janissoniii, discutindo a deficiência visual numa perspectiva inclusiva, a partir das Diretrizes da Política Nacional da Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva (2008), colaborando para o entendimento da problemática em questão. Inicialmente, tratamos do conceito de baixa visão e retinose pigmentar, a seguir abordamos alguns mitos e crenças que contextualizam o entendimento do senso comum, no que se refere ao deficiente visual, além de abordar questões específicas da baixa visão a partir do que denomino de “caso Janisson”, um jovem que aos cinco anos inicia a trajetória em busco do diagnóstico, onde alguns anos depois se concretiza como RETINOSE PIGMENTAR.
Palavras – chave: Baixa Visão, Inclusão, Retinose Pigmentar.

1. Um olhar contextualizado para a baixa visão.
Na narração fui percebendo o processo de formação que me levou a me sentir valorizada quando conseguisse provar para os outros que sou capaz de fazer algo. Vencer as barreiras que a própria sociedade colocava. Na verdade, minha vida de formação e experiência foi uma verdadeira corrida de obstáculos onde eu me sentia vitoriosa em vencê-los.
( SANTANA, Josivilma Souza iv)

A Política Nacional da Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva (2008) é um documento diretriz que norteia a prática inclusiva na educação e prevê ações que promovam o acesso, permanência e aprendizagem dos alunos no ensino regular e especializado. Percebe-se que tal documento tem causado impacto no meio educacional por se tratar de orientações que chamam os profissionais de educação a refletirem sobre a prática educacional e a permanência efetiva de toda sua clientela, sem distinção e reservas.
O documento

Relacionados