u,hgfkghcgfd

310 palavras 2 páginas
Atividade 2
1. Elaborar uma tabela comparando os aspectos da Idade Média.

Cultura: * Formação do feudalismo, com a integração da cultura romana com a germânica.

- Ruralização da Europa – economia baseada na agricultura, pouco uso de moedas, formação de feudos e poucos contatos comerciais externos.

Lazer: Os lazeres eram realizados através de jogos, e na Igreja, passar um tempo rezando.

Sociedade: A sociedade era comandada pelo Sr.Feudal e tinham o sistema de Sucerano e Vassalo.

Economia: A economia era de feiras e agricultura.

Política: O senhor feudal comandava a igreja, e impunha ordens.

2. Elaborar um texto sobre a Idade Média, imaginando que você é um membro de alguma classe social.

O que chamamos de Idade Média é o período compreendido entre a deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augústulo (476, século V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século XV), pondo fim ao Império Bizantino.

Esse período, pelas inúmeras invasões territoriais, frequentes guerras e ampla intervenção da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no século XVI, como a “Idade das Trevas”, a “Idade da Fé” ou a “Espessa noite gótica”. O termo “Idade
Mas foi no século XX que a Idade Média foi reconhecida como um período de descobertas que transformaram nosso meio. Além de ser a origem de nossa miscigenação (através da mescla de valores da sociedade antiga com os povos germânicos), segundo Jacques Le Goff (em seu livro “Para um novo conceito de Idade Média”. Lisboa: editorial Estampa, 1980, p. 12.), foi na Idade Média que surgiu a sociedade moderna, que criou “a cidade, a nação, o Estado, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução”.

Relacionados